We are apologize for the inconvenience but you need to download
more modern browser in order to be able to browse our page

2014

COPBIODIVERSIDADE

A 12ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP12) acontece entre os dias 6 e 17 de outubro, na Coreia do Sul. Com o objetivo de debater e deliberar sobre a atuação dos países nos temas ligados ao meio ambiente, à conservação da biodiversidade e à utilização sustentável de seus componentes, a COP 12 integrará no mesmo espaço de discussão diplomatas, representantes do governo, setor empresarial e sociedade civil, além de organizações internacionais.  O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) participa como integrante da delegação brasileira nas negociações desde a COP8, realizada em 2006. Será lançada uma publicação da Câmara Temática de Biodiversidade e Biotecnologia sobre como as empresas brasileiras estão contribuindo para o alcance das Metas Nacionais de Biodiversidade. Fernanda Gimenes, Coordenadora da Assessoria Técnica e de Relacionamento com o WBCSD, irá a Coreia do Sul representando o Conselho.

2014

Lançamento no canal Curta do Programa de TV Brasil  2050 – Miração Filmes

A primeira temporada do programa de TV Brasil 2050 estreia no dia 5 de março no Canal Curta!, às 18h40. Idealizado pelo CEBDS, com realização da Miração Filmes e patrocínio da Shell, a série tem como pano de fundo o documento Visão Brasil 2050 e apresentará 13 episódios – de 26 minutos cada, que percorre o território brasileiro apresentando projetos, ações e iniciativas bem sucedidas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil, que servem de inspiração para a construção de um país mais sustentável. O programa dará visibilidade nacional a ações sustentáveis reconhecidas pela sociedade, mostrando que podem ser tomadas como modelos para serem replicadas.

2014

Lançamento da Agenda CEBDS por um páis mais Sustentável

O documento apresenta propostas para serem discutidas por candidatos a mais de 1500 postos nos poderes Executivo e Legislativo, e incluídas na pauta das eleições de 2014. O texto avalia que a agenda em defesa de um novo modelo de desenvolvimento exige parcerias entre governos, empresas e cidadã35os.

2014

Lançamento Ação 2020

Inspirado no Action 2020, o projeto do CEBDS funciona como um programa e conta com um framework lançado no segundo semestre de 2014.

O projeto Ação 2020 consiste em uma plataforma com ações das empresas para aliar a agenda do setor privado com a da sociedade e propor soluções de negócios e políticas públicas. Inspirado no Action 2020, que está sendo desenvolvido simultaneamente pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o projeto do CEBDS funciona como uma plataforma e conta com umframework lançado em 2014.

Partindo da identificação dos objetivos da sociedade – mensuráveis e verificáveis (must-haves) – para nove áreas prioritárias, o CEBDStrabalha junto a um grupo de especialistas e experts na adaptação dos must-haves  para a realidade e contexto brasileiros. Também está sendo desenvolvido e adaptado um conjunto de soluções de negócio, engajando as empresas em uma agenda clara capaz de atender às necessidades e urgências da sociedade até 2020.

2014

Cop20 no Peru

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) participou  da 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP 20) que aconteceu em dezembro no Peru. Realizarmos um side event intitulado “Climate Finance: What are the Challenges for the Private Setor” onde foi lançada a publicação “Destravando o Financiamento à eficiência energética no Brasil: soluções financeiras e não financeiras para os agentes de mercado”, durante o Voices for Climate, organizado pelo Governo Peruano.

O principal objetivo do evento foi levantar a discussão sobre como aumentamos os investimentos em projetos de baixo carbono e expor a contribuição do setor empresarial brasileiro com relação a identificação das barreiras que dificultam o acesso à linhas de financiamento para projetos sustentáveis e a proposição de soluções que minimizem essas dificuldades.

2013

Rede International Integrated Reporting Council (IIRC)

O CEBDS passou a integrar a rede liderada pelo economista Jeffrey Sachs assessor do painel de alto nível das Organizações das Nações Unidas e responsável pela construção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS vão influenciar, a partir de 2015, diretrizes de políticas públicas e investimentos empresariais em todo o mundo de forma similar aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) desde os anos 2000. Além disso, no Ano Internacional da Água, o Conselho Empresarial Brasileiro garantiu assento no Conselho Mundial da Água.

2013

Sustentável 2013 – Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável

Em 2013, o CEBDS realizou a sexta edição do Congresso Internacional Sustentável no dia 24 de setembro, no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A agenda de ações até 2020 para a construção de um Brasil sustentável em 2050 norteou os debates e discussões dos quatro painéis do Congresso. Pela segunda vez o Sustentável foi transmitido ao vivo pela internet e este ano alcançou mais de 560 pessoas de pessoas de 80 cidades, de quatro continentes. Presentes no auditório estavam mais de 600 pessoas que também puderam acompanhar as novidades em tempo real através das redes sociais do CEBDS.

2013

1º Curso de Cambridge para lideranças

O CEBDS e a Universidade de Cambridge trouxeram, pela primeira vez para a América Latina, o curso Business & Sustainability Programme (BSP), da University of Cambridge Programme for Sustainability Leadership. Criado em 1994 e voltado para líderes do setor empresarial, o curso tem o objetivo de engajar lideranças e fazê-las entender as implicações estratégicas dos riscos e das oportunidades da sustentabilidade para os negócios e para o valor das empresas. As palestras e discussões foram lideradas por membros do corpo docente da Universidade de Cambridge e palestrantes convidados, entre executivos e líderes de negócios.

 

2013

COP 19 – Convenção do Clima

O CEBDS lançou em novembro, durante evento paralelo na 19ª Conferência da ONU sobre Clima (COP19), o estudo “Recomendações para política de energia elétrica do Brasil”, que propõe caminhos para que a matriz elétrica brasileira seja fortalecida de forma sustentável.  Entre as recomendações estão: o investimento na eficiência energética, desde a transmissão até o consumo final, a regulamentação dos leilões por fontes, evitando a concorrência injusta e a melhoria do processo de licenciamento ambiental, como a ampliação do corpo técnico para a análise da licença.

2012

A Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), foi realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. O principal objetivo foi renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável. O documento final – O Futuro que Queremos – tem como promessa a criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem substituir os Objetivos do Milênio da ONU a partir de 2015.

Top
LOADING CONTENT